.
  • LF Resende
  • Grupo do Whatzap
  • Tok Cell
  • Animal Pet
  • Microbackup
  • Dj Boblany
Jovem volta à rotina após fraturar coluna durante.

Jovem volta à rotina após fraturar coluna durante.

Postado em: 10/08/2017 ás 14:46  |  Autor: Grupo Cidade News
Jovem volta à rotina após fraturar coluna durante.

Cidade News

E se um dia seu corpo parasse? O que você faria?". A pergunta é da jovem Marcelle Mendes Mancuso, de 23 anos, aos seus seguidores em uma rede social. O corpo dela literalmente parou depois que ela caiu enquanto fazia "abdominal invertido" e fraturou a coluna em uma academia de São José do Rio Preto (SP).

Marcelle falou ao G1 sobre o episódio que, por pouco, não a deixou tetraplégica ou com sequelas neurológicas. "Jamais farei abdominal invertido novamente. Descobri um risco que achei que não existia", conta.

Ela ficou internada por 13 dias, mas o caminho até o total restabelecimento levou quase um ano. Durante três meses, precisou dos mesmos cuidados dedicados a um bebê.

"Não conseguia segurar nada, fiquei sem controle fisiológico, precisei usar fraldas. Minha mãe parou de trabalhar para voltar a cuidar de mim, me dar banho, me alimentar, tudo. Tive que começar do zero, como se tivesse nascido de novo, e acredito que nasci. Parece que dormi e acordei de um pesadelo, apenas com uma cicatriz a mais."

Marcelle estava no último ano de Direito e ia começar a fazer cursinho para prestar a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ela diz que no dia do acidente resolveu fazer uma aula experimental na academia que ficava perto do cursinho.

O professor de educação física e personal trainer José Antônio Pinheiro dos Santos afirma que muitos exercícios são reinventados e adaptados. "Há exercícios seguros que podem trazer o mesmo resultado que outros de menor segurança, mas que recrutam todos os músculos e forças que um invertido proporcionaria. A questão é que qualquer exercício pode causar problemas se não for bem orientado", diz.

Ele enfatiza que toda atividade física em que o objetivo seja melhorar o rendimento precisa ser orientada. "Atividade física é toda contração muscular que gera calor, mas quando essa atividade requer mérito de melhora no desempenho e na performance é necessário orientação e/ou supervisão de um profissional formado."

Marcelle, que nasceu em 16 de março de 1994, hoje comemora o dia do acidente, 9 de janeiro de 2016, como seu segundo nascimento. O post que traz a pergunta do início desta reportagem termina com um recado aos seus seguidores:

"Fique atento, o seu corpo o acompanhará pelo resto da vida nesse plano. Cuide bem dele. Aceite a situação atual que ele se encontra. Há muito o que se conhecer e a vista continuará maravilhosa, estando em pé ou sentado. Sorria. Seja feliz."

Publicidade


________________

________________